sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

PIEF – Programa Integrado de Educação e Formação

O PIEF é uma medida que tem como finalidade promover a inclusão social de crianças e jovens mediante a criação de respostas integradas, designadamente socioeducativas e formativas de prevenção e combate ao abandono e insucesso escolar, favorecendo o cumprimento da escolaridade obrigatória e a certificação escolar e profissional dos jovens. São destinatários desta medida os jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos.
A metodologia de trabalho é por projetos com a duração de seis a sete semanas cada um, onde o produto final resulta da articulação entre as várias áreas curriculares.
A componente vocacional materializa-se na área de Formação Vocacional (FV) na qual os jovens são encaminhados para um local de trabalho onde não só vão experimentar um determinado ofício, como também experienciar as regras/exigências do mundo do trabalho, tudo isto mediante a realização de um protocolo que obedece a todos os requisitos legais.

A Equipa Técnico Pedagógica é constituída pelo Conselho de Turma e pela Técnica de Intervenção Local (TIL). A TIL pelo facto de acompanhar a turma em permanência consegue diagnosticar, com maior segurança, os vários casos e realizar um acompanhamento sistemático e presencial desbloqueando soluções em tempo útil junto da escola, família e instituições. 

Sem comentários:

Enviar um comentário